quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sopas

Teoricamente é primavera, para muitas cidades brasileiras o clima já é de verão... certamente não para Curitiba. As noites insistem em pedir um casaquinho e a previsão marca mínima de apenas 10 graus para amanhã. Porém, se você está triste: não fique triste!! Vamos aproveitar o que o inverno tem de bom a nos oferecer!! E para dar uma ajudinha aí vão receitas deliciosas de algumas sopinhas para vocês!! São todas deliciosas, enjoy it ;)

SOPA CREME DE MANDIOQUINHA
- 400g de mandioquinha
- 4 col de sopa de azeite de oliva
- 2 cebolas cortas em cubinhos
- 1 dente de alho cortado em cubinhos
- 500ml de leite
- 400ml de creme de leite fresco (nata)
- Sal, pimenta, salsinha picadinha
Descasque as mandioquinhas e corte-as em pedaços bem pequenos. Frite o alho no azeite de oliva, quando começar a ficar dourado, coloque a cebola. Quando a cebola murchar, tempere com sal e pimenta do reino. Coloque a mandioquinha para dar uma douradinha. Junte o leite e cozinhe em fogo baixo. Quando estiver bem cozida, esprema a mandioquinha no espremedor de batata ou com um garfo. Volte com a mandioquinha pra panela junte o creme de leite, quando começar a ferver desligue o fogo. Jogue a salsinha, prove o tempero e sirva bem quentinha.


SOPA ESLAVA
- 500g de alcatra cortada em pequenos cubos
- 200g de batatas descascadas e cortadas em cubos
- 1 cebola grande picada
- 11/2 col de sopa de margarina
- 1/2 cálice de conhaque
- 1/2 caixinha de cat-chup (de boa qualidade por favor)
- 1 col de sopa de mostarda (vale o mesmo)
- 1 a 2 copos de água quente
- 2 col de sopa de creme de leite
Pré-cozinhar as batatas, mas não por muito tempo, sem deixar que elas se desmanchem. Em uma outra panela derreter a manteiga, fritar a cebola. Quando murchar a cebola, colocar a carne já salgada. Jogar o conhaque e rapidamente um palito de fósforo aceso para flambar. Muuuuuuuuuuuuuuuuito cuidado com isso. A chama que se forma é BEM grande, portanto recomendo que se você nunca fez isso antes, pule essa parte ou então chame alguém pra te ajudar (um acende o fósforo enquanto o outro joga o conhaque). Deixe a chama se apagar e desligue o fogo. Junte o cat-chup e a mostarda. Coloque 1 copo de água fervendo e as batatas. Ligue novamente e deixe cozinhar até que as batatas fiquem macias. Por último, coloque o creme de leite e sirva.


SOPA DE QUEIJO CHEADER
- 1 dente de alho picado
- 1 col de sopa de manteiga
- 1 cebola pequena picada
- 1 xíc de salsão picado
- 2 xíc de queijo cheadder picado
- 4 copos americanos de leite
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 2 copos americanos de água fervendo
- 1 col de chá de mostarda
- 1 col de chá de páprica picante
- 1/2 pimentão vermelho sem semente, cortado em rodelas finas
- 1/2 pimentão amarelo sem semente, cortado em rodelas finas
- Sal, pimenta do reino, noz moscada.
Derreta a manteiga e coloque o alho para fritar. Quando este começar a dourar, junte a cebola. Quando a cebola murchar, acrescente o salsão e o queijo cheadder. Junte o leite e deixe cozinhar bem até que o queijo se dissolva no leite. Dissolva os tabletes de caldo de galinha na água fervendo e junte a mistura (ao invés disso você pode simplesmente usar 2 xíc de caldo de galinha feito em casa). Coloque o restante dos ingredientes e deixe cozinhar até ferver. Prontinhos!!


SOPA DE COGUMELOS COM MASSA FOLHADA
- 600g de massa folhada laminada (você pode fazer ou comprar pronta no mercado)
- 1kg de cogumelos frescos laminados (cortados em fatias finas)
- 8 col de sopa de farinha de trigo
- 8 col de sopa de margarina
- 2l de caldo de carne
- 2 cebolas picadas
- 4 col de sopa de azeite de oliva
- 300g de creme de leite fresco (nata)
- 1 ovo
- salsinha picada, sal, pimenta do reino.
* Para essa receita você precisará de recipientes de sopa individuais que podem ir ao forno.
Refogue a cebola no azeite, junte os cogumelos e refogue por mais 2 minutos. Em uma outra panela, derreta a margarina, junte a farinha de trigo e deixe dourar. Adicione o caldo de carne e deixe engrossar. Junte o cogumelo refogado. Deixe ferver por mais alguns minutos, desligue o fogo e junte a nata. Coloque a sopa em recipientes forneáveis e cubra com a massa folhada cortada no tamanho certo para tampar a sopa. É preciso "adesivar" o recipiente, lacrando bem com a massa folhada. Pincele por cima com ovo batido e leve ao forno médio por 20 min. Sirva assim que sair do forno. Cuidado, essa sopa costuma queimar a língua de muita gente!! Rende de 8 a 12 porções (dependendo do tamanho de seu refratário)


Boun Appetit!!

Um comentário: